sábado, 14 de abril de 2012

VAI UM CAFEZINHO?


Quem nunca recorreu àquele cafezinho depois do almoço? E quem nunca se deleitou com aquele cheirinho que exala do café recém coado? Seja pra dar aquela despertada ou só para passar o tempo enquanto lê-se o jornal, o hábito de tomar café é mesmo universal. Hoje, 14 de Abril, é o Dia Internacional do Café.


Um pouco de História

A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.

Em 1475 surge em Constantinopla a primeira loja de café, produto que para se espalhar pelo mundo se beneficiou, primeiro, da expansão do Islamismo e, em uma segunda fase, do desenvolvimento dos negócios proporcionado pelos descobrimentos.

Por volta de 1570, o café foi introduzido em Veneza, Itália, mas a bebida, considerada maometana, era proibida aos cristãos e somente foi liberada após o papa Clemente VIII provar o café.


No Brasil

Das primeiras plantações na Região Norte, mais especificamente em Belém, as mudas foram usadas para plantios no Maranhão e na Bahia, na Região Nordeste. As condições climáticas não eram as melhores nessa primeira escolha e, entre 1800 e 1850, tentou-se o cultivo noutras regiões.

Do Pará para a Região Sudeste, passou a ser cultivado no Rio de Janeiro, depois São Paulo e Minas Gerais, locais onde o sucesso foi total. O negócio do café começou, assim, a desenvolver-se de tal forma que se tornou a mais importante fonte de receitas do Brasil e de divisas externas durante muitas décadas a partir da década de 1850.

O sucesso da lavoura cafeeira em São Paulo, durante a primeira parte do século XX, fez com que o Estado se tornasse um dos mais ricos do país, permitindo que vários fazendeiros indicassem ou se tornassem presidentes do Brasil (política conhecida como café-com-leite, por se alternarem na presidência paulistas e mineiros), até que se enfraqueceram politicamente com a Revolução de 1930.


Mocinho ou vilão?

Pesquisadores de todo o mundo ainda estão divididos sobre os benefícios e malefícios dessa bebida tão consumida. Parece que o segredo está mesmo na moderação. O café em demasia pode se tornar um verdadeiro vilão da saúde. Mas tudo isto também depende do ‘tipo’ de café, pois devemos lembrar que é uma bebida muito versátil. É servido geralmente quente, mas muitos preferem gelado. Pode ser Expresso, Cappuccino, etc. e vir acompanhado de chantilly, menta, canela, cravo, chocolate, leite.



As pesquisas são direcionadas geralmente para o café expresso puro, que é consumido nas cafeterias e estabelecimentos públicos. É importante destacar estes fatores, pois o tipo, a quantidade, os ingredientes envolvidos, fatores genéticos, entre outros, influenciam diretamente os resultados. A qualidade do café, o consumo imediato, a água utilizada, também deve ser considerado. Nada pior do que um café requentado e de má qualidade, não é mesmo?

O café possui mais de 1000 constituintes descritos, sendo que a maioria parece afetar a saúde humana. A cafeína é a substância do café mais estudada e responsável por grande parte dos efeitos estimulantes do sistema nervoso. É provável, porém, que alguns dos efeitos benéficos do consumo diário de café estejam relacionados a outros constituintes como alcalóides, ácidos clorogênicos, compostos fenólicos, fibras e minerais.


Açúcar ou adoçante?

Você enche o cafezinho de açúcar antes de beber? Esse é um dos piores erros. É recomendável colocar a menor quantidade de açúcar possível ou substituir o açúcar refinado pelo mascavo, que conserva cálcio, ferro e sais minerais, embora seja igualmente hipercalórico. Para quem não quer adicionar calorias à bebida, a melhor opção são os adoçantes artificiais, mas prefira os feitos à base de stevia e sucralose, que são mais saudáveis.


Devemos consumi-lo?

Cada pessoa deve levar em consideração todos estes fatores acima citados. Em muitos casos, o café é mais nocivo do que benéfico. O horário de consumo determina diretamente nossa qualidade de sono. Se consumido depois das 18 horas, ele pode causar insônia. A não ser que você trabalhe à noite e precise de um estimulante, deve evitá-lo. O excesso é igualmente perigoso, pois a cafeína atua diretamente no sistema nervoso central. Isto pode deixar você ‘ligado’ durante algumas horas, mas o efeito quando passa dá indisposição e sonolência. Nesse sentido, torna-se uma droga.


O fator psicológico condiciona a pessoa habituada ao café. Muitos pensam que seu rendimento vai diminuir se não consumir um cafezinho. Fumantes que querem parar ou diminuir o tabagismo também devem evitar o café. É fato conhecido que a maioria dos fumantes sente uma vontade irresistível de fumar depois de seu consumo. Em regra, a moderação no uso, o horário de consumo, bem como a qualidade e o tipo do café devem ser levados em consideração por todos aqueles que sabem apreciar esta bebida universal.  

E você, já tomou o seu cafezinho hoje?

 - - - - - - - - - - - - - - -

  Esta é uma postagem original de O Argonauta. É proibida a cópia total ou parcial da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caixa de comentários é o seu espaço para sugerir, elogiar e fazer críticas (construtivas). Portanto:


- Seja cordial, não use palavrões ou termos pejorativos.
- Não use caixa alta (Caps Lock).
- Não coloque spam e não faça comentários fora do contexto do post.
- Não serão publicados comentários ofensivos e discriminatórios contra pessoas e/ou instituições.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...