quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Como tornar-se um cientista?


Richard P. Feynman, um dos maiores físicos do século XX, contava uma história sobre sua infância para ilustrar como nasce um cientista. Ele dizia que costumava sair na companhia de seu pai para observar pássaros de diversas espécies. Um coleguinha uma vez o surpreendeu perguntando sobre o nome de vários pássaros, mas o pequeno Feynman não conhecia o nome da maioria deles. 

Decepcionado, Feynman voltou para casa e relatou ao pai o que acontecera. Seu pai, por sua vez, fez algo que mudou radicalmente seu modo de ver o mundo.

─ Filho, disse ele, pergunte a ele sobre o que faz cada pássaro: de que se alimentam, como vivem, como fazem seus ninhos...   


E Feynman assim procedeu. Para sua surpresa, o outro garoto nada soube responder e ficou zangado.

─ Para quê saber tudo isso? O que importa é que eu conheço mais pássaros do que você!


Em casa, seu pai reiteirou: filho, não basta apenas saber o nome das coisas, devemos entender suas particularidades, como funcionam, para que servem.
Richard P. Feynman (1918 - 1988)

Eis o grande problema atual. Temos um excesso de informações como nunca antes na História. Sabemos o nome das coisas, mas sabemos para que servem? Conhecemos os detalhes? 

O diferencial, creio eu, está no que fazemos com as informações. Lembre-se que devemos filtrar a maioria delas, para que a nossa mente não fique sobrecarregada com entulho desnecessário. Um verdadeiro cientista preocupa-se com causas e efeitos, pesquisando detalhes sobre cada fenômeno e suas interações mútuas.


O mundo científico tende a explicar com um único termo, a gama de fenômenos que estão a ocorrer. Antes de dizermos que este ou aquele fenômeno foi causado pelo “Aquecimento Global”, “Capitalismo”, “Seleção Natural”, “Adaptabilidade” ou algo do gênero, devemos ser mais cautelosos e adotar uma visão multifocal da realidade, pois esta é abrangente e complexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caixa de comentários é o seu espaço para sugerir, elogiar e fazer críticas (construtivas). Portanto:


- Seja cordial, não use palavrões ou termos pejorativos.
- Não use caixa alta (Caps Lock).
- Não coloque spam e não faça comentários fora do contexto do post.
- Não serão publicados comentários ofensivos e discriminatórios contra pessoas e/ou instituições.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...