segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

E VOCÊ, JÁ COMETEU O ORKUTCÍDIO?




─ Deixei meu recado [scrap] lá no teu Orkut, vc não viu?

─ Orkut, cara... tu ainda tá nesse tempo? A onda agora é o Facebook... Não vi não, dificilmente eu tenho olhado aquilo. Acho que qualquer hora dessas vou fechar!

Uau!!!!!!!!! Não diga!!!!!!!!!!!!

Meu ‘antenado’ e ‘descolado’ colega assim descreveu a mentalidade dominante na internet. Quem diria... ter um ‘Orkut’ há certo tempo atrás era um sinônimo de status. Hoje é sinal de pessoas ultrapassadas, como é o meu caso, pois ainda mantenho minha conta. Ela foi apagada há certo  tempo [pelo Google] por ter detectado uma violação tipo spam. Até hoje não deram explicação. Que motivo forte para sair, mas eu fiz questão de reabrir. Perdi muitos contatos e o povo pensa que eu fiz de propósito...



O Orkut vem perdendo terreno desde o surgimento do Facebook e estima-se que desde Janeiro de 2011 até agora (Janeiro de 2012) cerca de 25 mil usuários o abandonaram [1]. Lógico que grande parte são os fakes (perfis falsos), mas muitos usuários fiéis fecham essa estatística.
[1] Vou pesquisar demais fontes.


Quais seriam os motivos?

O primeiro seria a questão do status, modinha mesmo. O pessoal migra pra passar a idéia de que é uma pessoa antenada, atualizada, moderna [contemporâneo seria um termo mais correto]. E é claro, o que o grupinho vai pensar de vc? kkkkkkkkkkkkkkkk. Muito engraçado!

 
O segundo e mais racional motivo é uma questão de funcionalidade. Por que não utilizar uma ferramenta de alta integração e interface amigável? Antes de criar minha conta no “Face[Uau! Face!] analisei cada ponto e decidi por fazê-la. E claro, meus amigos já se encontravam lá, assim como no antiqüíssimo Orkut, razão pela qual não o deixo.



O Orkut nos abriu caminho para as redes sociais, mas estagnou nas ferramentas, e nas atividades estáticas. O Face saiu na vanguarda devido ao dinamismo. Ele tem a tremenda vantagem de interação em tempo real, não só no bate-papo, mas nas notificações. Sabemos quase que instantaneamente (nada é instantâneo) todas as atividades recentes, tais como comentar, compartilhar, curtir, feeds...


Falando em Curtir... vou dedicar uma postagem inteira só pra falar do sucesso desse ‘botão’. É simplesmente genial, subjetivo, subliminar.



Mas há também as limitações e inconvenientes. Mas um ponto positivo é que tio Zuckerberger [dono do Face] tá sempre aprimorando. O Facebook está sempre em construção! E isso não o torna um projeto inacabado, malfeito, mas uma busca de excelência a cada dia.  

A ampliação de recursos do Face está em seus aplicativos (app). São eles que aprimoram e personalizam as ferramentas e o modo de uso. Mas é aí que há um problema sério. Qualquer pessoa pode criar um aplicativo [bom], mas também se pode criar um aplicativo espião ou até algo que danifique sua conta. Portanto, tenha muito cuidado quando aceitar instalar aplicativos.

Um exemplo, quando fui instalar um aplicativo... 


Viu??? Só faltou querer saber qual o nome do meu gato de estimação. Esse aplicativo aí precisa mesmo dessas informações, pois é do tipo RSS. Tomara que não retirem de mim, tô só dando um exemplo. Nesse caso, eu aceitei. Perceba que você está dando poder de acesso aos seus dados, muito mais do que um amigo seu possui.



O Facebook sempre avisa antes e diz se o aplicativo é ou não desenvolvido por eles. Aceitar é por sua conta e risco. Então tenha cautela.


 
Uma paródia evolutiva das redes sociais.


O Google não quer ficar atrás e também tem outra ferramenta social: o Google+. A interface é muito versátil e atraente, além do poder de intercâmbio com as demais ferramentas, tais como inclusão de contas, círculos, postagens, serviços, Gmail, YouTube, Blogger, Orkut, etc. Poucas pessoas o conhecem, mas vale a pena conferir. Acho que o negócio vai bombar! O próprio Zuckerberger reconheceu (14 Jan 2012) que as empresas Amazon, Apple e Google estão um patamar um pouco acima do Facebook.  Veja a reportagem clicando aqui.


 
Exemplo da interface do Google+

 
Em suma, vou manter o meu Orkut, pois não sou movido a modinhas e lá possuo ótimos contatos. Também não sou o tipo que gosta de cuspir no prato que comeu... O Facebook, hoje, é a maior rede social, porém o Google+ está em seu encalço. 



O futuro nos trará grandes surpresas. Será que daqui a algum tempo a postagem será sobre o suicídio no Face?    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A caixa de comentários é o seu espaço para sugerir, elogiar e fazer críticas (construtivas). Portanto:


- Seja cordial, não use palavrões ou termos pejorativos.
- Não use caixa alta (Caps Lock).
- Não coloque spam e não faça comentários fora do contexto do post.
- Não serão publicados comentários ofensivos e discriminatórios contra pessoas e/ou instituições.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...